[Resenha] Dama da Meia-Noite - Cassandra Clare




Titulo: Dama da Meia-Noite
Titulo Original: Lady Midnight
Série: Os Artifícios das Trevas #1
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera 
ISBN: 9788501401083
Gênero: Fantasia; Aventura; Infantojuvenil; Literatura Estrangeira; Ficção. 


Sinopse: Cinco anos após os acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial, acompanhamos os Caçadores de Sombras do Instituto de Los Angeles enquanto tentam descobrir os responsáveis por uma série de assassinatos que vitimam tanto humanos quanto fadas. Emma Carstairs é uma guerreira, uma Caçadora de Sombras: a melhor de sua geração. Ela vive para lutar. E faz isso ao lado de seu parabatai, Julian Blackthorn. Juntos eles patrulham as ruas de Los Angeles, onde vampiros fazem a festa na Sunset Strip, e fadas — as mais poderosas das criaturas sobrenaturais — tentam se manter na linha depois de uma guerra com os Caçadores de Sombras. Quando os corpos de fadas e de humanos assassinados começam a aparecer com as mesmas marcas encontradas nos pais de Emma, há alguns anos, uma aliança preocupante se forma. É a chance de Emma se vingar, mas também a oportunidade de Julian recuperar o irmão mais velho, Mark, prisioneiro do Povo das Fadas e integrante da Caçada Selvagem desde a Guerra Maligna — que alçou Clary Fairchild e Jace Herondale ao posto de Caçadores de Sombras-celebridade. Tudo que Emma, Mark e Julian precisam fazer é resolver o mistério dos assassinatos em duas semanas...


ATENÇÃO: CONTÉM SPOILER DE OS INSTRUMENTOS MORTAIS

Dama da Meia-Noite é o primeiro livro da nova série da Cassandra Clare. A autora já é conhecida por suas outras duas séries: As Peças Infernais e Os Instrumentos Mortais, a última teve o seu primeiro livro, Cidade dos Ossos, adaptado para os cinemas e recentemente teve sua adaptação para a TV, com a série ShadowHunters da Netflix. A mesma foi renovada para a segunda temporada. Artifícios das Trevas, a nova série, conta a história cinco anos após os acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial, último livro da série Os Instrumentos Mortais. 
Nesse livro temos Emma Carstairs, que nos foi apresentada em Cidade do Fogo Celestial, quando tinha doze anos e junto com os Blackthorn ela presenciou Sebastian destruir o Instituto de Los Angeles, e logo depois ela descobriu que os seus pais foram encontrados mortos. 
Cinco anos após tais acontecimentos, Emma agora é parabatai de Julian, que desde a morte de seu pai na Guerra Maligna* (Caçadores de Sombras vs Crepusculares*) e ter seu irmão mais velho levado pelas fadas e sua irmã exilada pelo seu povo, cuida dos seus quatro irmãos, Ty, Livvy, Dru e Tavvy. 
Mesmo depois de cinco anos, Emma não desistiu de encontrar o assassino de seus pais. Agora, assassinatos no mesmo estilo estão acontecendo em Los Angeles, e junto com o seu parabatai e Christina, uma caçadora de sombras mexicana que está em intercâmbio no Instituto de LA. 
Além disso, alguma das vítimas são fadas e portanto as mesmas tem interesse em descobrir quem é o assassino. E como não podem diretamente pedir a Clave que os ajudem, devido a Paz Fria*, eles pedem ajuda das crianças do Instituto de LA, e em troca eles cedem Mark para ajudá-los na investigação. Mark é o irmão mais velho de Julian, ele foi levado pelas fadas para ser da Caçada Selvagem* e com a Paz Fria, a Clave* não fez esforço algum para trazê-lo de volta. Agora os Blackthorn tem a chance de terem Mark de volta, eles só precisam entregar a Corte das fadas o assassino. Mas há um dilema, depois de terem cumprido a missão é Mark que irá decidir se ficará com os Blackthorn ou se irá continuar na Caçada. 
O livro é muito bom, só tem um defeito típico dos livros da Cassandra: a enrolação. Há coisas que podiam ser objetivas, sem toda uma enrolação para chegar nos finalmente e isso acaba tornando algumas partes do livro um pouco chato, principalmente o começo. Até chegar ao momento que a ação realmente comece, o livro fica meio parado. Só com coisas que as vezes são desnecessária. Mas isso, como eu disse antes é algo típico dos livros da Cassandra. Por isso muita gente tem certos receios de ler algo dela, por causa dessa característica bem presente em seus livros. 
Mas tirando esse defeito, o livro é muito bem construído. Confesso que fiquei receosa devido ao fato de esse ser mais uma série do universo dos Caçadores de Sombras, que quem acompanha a Cassandra, sabe que essa série corre um enorme risco de ter bem mais livros do que apenas 3. Mas a história foi muito bem construída, Cassandra conseguiu responder perguntas que foram feitas em diversos livros desse universo. E ao mesmo tempo, ela cria novas perguntas baseada nessas respostas. Ela cria um vilão digno e muito bem construído (isso é algo que eu amo na Cassandra) e junto com esse vilão, ela cria um conjunto de heróis que bate de frente com o tal vilão. 
Como a Cassandra escreve sobre adolescentes, ela não deixa de lado o drama da fase mais complicada da vida humana. Além de lidar com dilemas, assassinatos e tudo mais, os personagens lidam com amores, sexualidade e outros problemas. Tudo isso faz com que o livro seja incrível!!
Ganhamos de presente a participação dos personagens que já conhecemos como Magnus, Clary, Jace, Jem e Tessa. E deu para matar um pouquinho da saudade desses que nos conquistaram nos outros livros. Ahh, e na edição de colecionador tem um capítulo extra com esses personagens!
Depois de ler Dama da Meia-Noite, eu só digo uma coisa: eu NECESSITO do próximo livro da série! Porque, aquele final...!!
Mais uma vez, Cassandra Clare nos traz um universo cheio de aventura. Mais uma história do universo já conhecido por nós leitores da autora, o dos Caçadores de Sombra. Com uma história inovadora (apesar de não largar o osso - esse universo - Cassandra conseguiu inovar nesta), e quebrando paradigmas e introduzindo novos desafios, Cassandra Clare vai te fazer conhecer ainda mais sobre os Caçadores de Sombra e te encantar com uma leitura envolvente e cheia de momentos emocionantes. 


*GLOSSÁRIO*

Guerra Maligna: Guerra que assolou o mundo dos Caçadores de Sombra, quando Sebastian Morgenstern e seu exercito invade Idris, o país natal dos Caçadores de Sombras.
Crepusculares: Exercito de Sebastian.
Caçada Selvagem: Grupo específico de fadas que cavalgam pelos céus, recolhendo os corpos.
Paz Fria: Depois da Guerra Maligna, o povo das Fadas passou a ser excluído do Conselho devido a ter lutado a guerra ao lado de Sebastian. 









2 comentários:

  1. Roberta,adquiri os dois primeiros livros da série Os Instrumentos Mortais. Li somente o primeiro, mas vou ler o segundo ainda.
    Sinceramente adorei o mundo paralelo criado pela autora e principalmente as muitas aventuras do livro,que sempre me faz não querer largar o livro até o final.
    Mas apesar disso,acho que minhas expectativas eram tão grandes pela quantidade de elogios que li,que achei juvenil demais...
    Bem,quanto a nova série " Dama da Meia-Noite",parece seguir mais ou menos o ritmo da primeira série. Mas mesmo assim eu leria.

    ResponderExcluir
  2. Essa autora sabe escrever e muito bem estórias cheias de aventura.
    Ainda não terminei de ler a série Os Instrumentos Mortais, mas falta pouco.
    E agora vem mais esse lançamento??? Kkkk
    Além do que adoro livros de fantasia com fadas.
    Mais um vício. :)

    ResponderExcluir