Entrevista com a autora Barbara Shênia


A autora Barbara Shênia, parceira do blog, nos concedeu essa entrevista maravilhosa. Obrigada, Barbara! A Barbara é a autora da serie New Adult, Cariocas. Tendo o seu primeiro livro, Voraz, publicado na plataforma digital na Amazon e o segundo livro, Ardente, está em projeto de finalização. 




1. Mesmo ainda não tendo lançado os demais livros da série, creio que você já tenha em mente o perfil de cada Carioca. Das cinco, qual é a mais que você se identifica: Clara, Alice, Lívia, Ana ou Giulia?

Sim, os perfis já foram definidos, mas como ainda não comecei a escrever as histórias não me sinto tão próxima das outras quanto me sinto da Clara e da Alice. A princípio eu achei que me identificaria mais com a Clara, por ser a primeira personagem, mas agora com Ardente vejo que também me identifico muito com a Alice apesar de sermos bem diferentes.


2. O Alexandros, aquele amante insaciável, foi inspirado em alguém? Como foi a construção de um personagem que ama inteiramente e ao mesmo tempo tem medo de compromisso?

 O Alexandros é uma mistura de várias pessoas que eu conheço. Os gregos são muito apaixonados e explosivos como nós, brasileiros, e certamente um pouco mais dramáticos... rsrs Acho que todos nós já sofremos por um amor que não deu certo e com a idade (e vários relacionamentos fracassados) você acaba tendo medo de se entregar completamente outra vez. No caso dele foi uma grande decepção quase ter passado o resto da vida com uma mulher que nunca sequer havia se apaixonado por ele.

3. Confesso que me identifiquei bastante com a Clara, aliás quem nunca se dedicou a um alguém e não recebeu o devido valor?! A Clara é um retrato de alguém ou de alguma experiência vivida, ou um conjunto de pensamentos e características aleatórias que você pegou e jogou em uma personagem?

 A Clara é o retrato de todas as mulheres que já sofreram por amor. Eu não conheço ninguém que não tenha se decepcionado pelo menos uma vez na vida e eu me incluo nessa também, mas ela não foi inspirada em uma pessoa específica.

4. Você nos contou que foi apresentada a literatura erótica por uma amiga, a pergunta que não quer calar: qual foi o livro que te trouxe para o universo dos livros eróticos?

 O primeiro livro erótico que eu li foi 50 tons, por causa da Mônica que não parava de falar nele. Quando eu finalmente decidi dar uma chance, ela já tinha comprado e lido vários outros do mesmo gênero. Daí em diante, ela lia, me emprestava os livros e depois nós conversamos sobre as histórias, as cenas, as personagens... e nossa amizade surgiu assim, entre um livro e outro.

5. Teve alguma autora que te inspirou a querer começar a escrever? Alguma autora na qual você se inspirou na hora de criar os personagens?

Na verdade quem me perturbou para começar a escrever foi a Mônica. De tanto ela insistir eu comecei a escrever Voraz nas horas vagas e levar para ela ler. O entusiasmo dela com a história me fez continuar e das nossas conversas vieram a ideia da série e o nome do primeiro livro. Agora nós nos falamos menos porque eu estou morando em outro país, mas eu mando para ela todos os capítulos novos. O nome do segundo livro, Ardente, foi ela quem escolheu.

 6. Cariocas é um livro nacional, mas que tem o seu primeiro livro ambientado boa parte na Grécia. Também tem personagens gregos, italianos e, claro, cariocas. Tem algum motivo dessa mistura de nacionalidade ou é só o seu amor pela Grécia que fez você fazer essa mistura?

 Morar no Rio de Janeiro é conviver com estrangeiros o tempo todo. Você vai a um bar e metade do pessoal é de outro país. Está quase difícil achar brasileiros por lá... rsrs... Então para mim essa mistura de nacionalidades está muito presente no dia a dia dos cariocas. Mas eu escolhi a Grécia por eu ser apaixonada pela história e cultura do país. Quis compartilhar com meus leitores os lugares lindos que visitei e um pouco da cultura daqui.

7. Ardente, segundo livro da série, promete. O livro que virá com um enredo inovador, pelo menos para mim, também vem com um erotismo bastante presente e inebriante. O que você pode nos adiantar sobre o novo livro? E se não for pedir muito, sobre os outros livros da serie.

Alice e Dimitris são o casal principal de Ardente. Alice é uma mulher forte, independente e sem limites em sua busca pelo prazer. Após anos de relacionamento com Marcos, ela fica desapontada quando ele decide forçá-la a um relacionamento monogâmico e coloca um ponto final no namoro. Dimitris, além de ser sócio na empresa do Alexandros e ter seus próprios negócios, consegue encontrar tempo para levar uma vida regada a sexo e estar sempre rodeado por lindas mulheres. Alice e Dimitris embarcam em uma viagem cheia de luxúria, diversão e muito sexo... E quando eles acham que não há espaço para o amor nesse tipo de relação, eis que ele aparece para virar o mundo deles de cabeça para baixo.  Os outros livros da série ainda não estão bem definidos na minha cabeça, mas cada um contará uma história diferente e que nós já passamos alguma vez na vida, ou pelo menos desejamos secretamente ter passado. Ana se envolverá com o filho do chefe, que além de ser mimado e ter tudo o que quer, na hora que quer, é comprometido. Lívia se apaixonará por Carlos Eduardo e terá que decidir se levará sua vida como achou que seria ou se vai se submeter ao domínio dele. Giulia, depois de uma grande decepção amorosa acaba se envolvendo com Filippo, que não é exatamente quem nós pensávamos, e a leva para um mundo misterioso de fantasias.

 8. Qual a maior dificuldade que você sentiu escrevendo os livros da série?

No início Voraz foi bem difícil, pois eu não estava acostumada a escrever textos de ficção, mas assim que eu tomei gosto pela coisa, a única dificuldade que eu encontrei e encontro até hoje é achar o tempo para sentar e escrever. Mas quando eu consigo, tudo flui tão bem que eu tenho que me forçar a parar de escrever para o capítulo não ficar longo demais.

 9. Qual foi a sensação de terminar Voraz, o primeiro livro da série?

Foi um alívio e uma realização. Eu jamais pensei que escreveria um romance, nunca gostei de escrever ficção e achava que não era capaz. Mas terminar Voraz e ter o carinho das leitoras dizendo que amaram, me deu força e vontade para continuar escrevendo a série e quem sabe depois até outros livros do mesmo gênero. 



Eu adorei as respostas!! Não é segredo que estou mais que ansiosa pelos próximos livros da serie Cariocas! Para saber mais sobre a autora: Aqui. Para ler a resenha de Voraz, primeiro livro da serie: Aqui.



1 comentários:

  1. Maravilhosa entrevista.
    Eu gostei muito das respostas da autora.
    É sempre muito bom para o leitor conhecer um pouco mais sobre a autora e suas obras vindouras.
    Gostei bastante.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir