[RESENHA] Cidade dos Ossos - Cassandra Clare


Ficha Técnica:
Título: Cidade dos Ossos
Título Original: City of Bones: The Mortal Instruments
Serie: Os Instrumentos Mortais – 1
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 462
Gênero: Literatura Estrangeira; Ficção.

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

         Essa é a segunda vez que leio a saga, e tinha me esquecido como o primeiro livro pode ser cansativo. Por isso que muitos desistem da saga, já que o próximo livro, Cidade das Cinzas também pode ser uma leitura cansativa.
        Mas mesmo o primeiro livro sendo cansativo, ainda sim me conquistou e me fez querer continuar a saga, coisa que não me arrependo.
           Nesse primeiro volume da saga Os Instrumentos Mortais (TMI), conhecemos Clary Fray, uma garota de 15 anos aparentemente normal, mas que um dia começa a ver coisas que ninguém mais ver. Uma dessas coisas são Jace, Alec e Isabelle: caçadores de sombras. Com toda uma confusão com o sumiço da mãe, Clary descobre que também é um deles. E ela pede ajuda aos membros do Instituto de Nova York para achar a mãe. E nessa busca mais revelações são feitas.
             O livro como eu disse é cansativo, a primeira vez que eu li eu senti dificuldades em me habituar no cenário, já que nunca tinha lido livros com a temática ‘anjos’, pode assim dizer. Mas dessa vez, a leitura foi maçante porque em si a história do primeiro livro é maçante. E só começa a ficar bom, quando a Clary deixa de ser uma menina que só sabe negar e começa a encarar a realidade (não que eu a julgue, afinal se eu fosse ela não aceitaria assim tão fácil toda essa loucura). 
            O que eu mais gostei em Cidade dos Ossos, foi essa apresentação inicial. Para quem tá lendo pela primeira vez, não vai entender muito bem o que eu estou falando, mas quem já leu saga inteira (assim como eu), vai perceber que TUDO que é dito nesse livro sobre o passado do Ciclo, da mãe da Clary, ou da Clave vai acontecer no decorrer da saga. E eu adoro isso na Cassandra, ela não esquece nada. Explora cada informação já dita na saga e usa para dar rumos a história.
            Os fãs da saga ficaram decepcionados com a adaptação para as telonas do livro. Não só por não ser fiel, mas, porque o elenco não agradou, os efeitos especiais foram ruins e entre outras coisas. Nós, fãs da saga, já estávamos conformados que TMI iria continuar apenas nas páginas. Mas no ano passado a ABC FAMILY comprou os direitos e resolveu fazer uma série de TV. A escolha do cast deu esperanças aos fãs que dessa vez poderia ter algo digno. A serie estreou na última quarta (13) no canal de internet pago Netflix. O segundo episódio da série irá ao ar na próxima quarta (20). E pelo que já podemos ver, a serie não vai ser fiel aos livros, mas tem tudo para ser ótima e conquistar cada vez mais os fãs e os não fãs da saga. 


0 comentários:

Postar um comentário