[Resenha] Paixão ao Entardecer - Lisa Kleypas



Titulo: Paixão ao Entardecer
Titulo Original: Love in the Afternoon
Série: Os Hathaways - 5
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
ISBN: 9788580413557
Gênero: Romance; Romance de Época; Ficção; Literatura Estrangeira
Comprar: Travessa|Saraiva|Submarino
Classificação: 5/5

Sinopse: Mesmo sendo uma família nada tradicional, quase todos os irmãos Hathaways se casaram, até mesmo Leo, que era o mais avesso a essa ideia. Mas para a caçula Beatrix, parece não haver mais esperança.
Dona de um espírito livre, apaixonada por animais e pela natureza, Beatrix se sente muito mais à vontade ao ar livre do que em salões de baile. E, embora já tenha frequentado as temporadas londrinas e até feito algum sucesso entre os rapazes, nunca foi seriamente cortejada, tampouco se encantou por nenhum deles.

Mas tudo isso pode mudar quando ela se oferece para ajudar uma amiga.
A superficial Prudence recebe uma carta de seu pretendente, o capitão Christopher Phelan, que está na frente de batalha. Mas parece que a guerra teve um forte efeito sobre ele, e seu espírito, antes muito vivaz, se tornou bastante denso e sombrio.

Prudence não tem a menor intenção de responder, mas Beatrix acha que ele merece uma palavra de apoio - mesmo depois de tê-la chamado de estranha e dito que a jovem é mais adequada aos estábulos do que aos salões. Então começa a escrever para ele e assina com o nome da amiga. Beatrix só não imaginava o poder que as palavras trocadas teriam sobre eles.
De volta como um aclamado herói de guerra, Phelan está determinado a se casar com a mulher que ama. Mas antes disso vai ter que descobrir quem ela é.


Lisa Kleypas, como sempre, arrasando em suas obras. Esse livro é o ultimo da série Os Hathaways. A série que conta a historia dos cinco irmãos Leo, Amelia, Win, Poppy e Beatrix. Paixão ao Entardecer conta a história de Beatrix, a caçula de cinco irmãos, e Christopher Phelan. 
Por mais que Catherine Marks, agora Lady Ramsay, deixou os Hathaways um pouco mais civilizado, ninguém consegue ''domesticar'' Beatrix. Ela é dona de um espirito livre, prefere conversar com os animais a conversar com os londrinos nos grandes salões de bailes. Todos os cavalheiros se atraem por ela, e não só pela sua beleza estonteante, mas também pelo seu estado de espírito alegre.

Christopher Phelan era um típico ''filho mais novo''. Despreocupado com a vida e tudo mais. Mas tudo muda quando ele se alista ao exercito, onde vê e respira morte. Todo o seu modo de ver a vida muda, aliás depois de matar muitos homens, tudo nele muda. Sua única forma de manter a sanidade são as cartas que recebe de sua enamorada, Prudence. Ou pelo menos ele acha que as cartas são dela.
Bea não pretendia escrever mais de uma carta, e muito menos se apaixonar por Christopher. Mas desde a primeira carta, onde ele expõe os sentimentos de se está em uma guerra e praticamente implora por uma resposta, por algo que o ligue a sanidade, ela resolve responder a tal carta (já que a Prudence se negou a fazer tal coisa). E então ela recebeu uma nova carta e a respondeu novamente e recebeu outra e outra e outra e respondeu a todas. E quando já deu por si, estava contando segredos, histórias de sua vida e então ela se deu conta de que estava apaixonada. Claro, durante toda a troca de carta Christopher nunca soube que quem as escrevia era Beatrix.

Beatrix mesmo apaixonada, colocou um fim na troca de correspondência. Ela sabia que nunca ia ter o amor de Christopher, afinal antes de ir para guerra ele a chamou de ''garota dos estábulos'' e ela nunca esqueceu disso.
Para marcar o fim da troca de correspondências, ela escreveu duas cartas. Uma contando-lhe a verdade, que ela não era quem ele pensava ser e a outra dizendo palavras bonitas mas que não traduziam o que ela sentia. A primeira ela guardou para si, a segunda decidiu enviar. Mas ela sem querer enviou a primeira carta e foi a ela que o Christopher se apegou durante o resto da guerra


Agora que ele voltou da guerra, com mais demônios do que nunca, ele vai atrás da pessoa por trás dessas palavras. Cabe a Bea mostrar que ela é a mulher certa para ele, e cabe a Christopher a lutar contra os demônios da guerra para conseguir viver feliz com a mulher que ama.
Quando eu li esse livro, ainda na edição de Portugal, eu chorei muito. Porque era o último da série. E por mais que eu já tenha lido dezenas de livros desse gênero - muitos deles melhor que essa série - eu sempre vou ter um carinho imenso por ela. Já que foi a primeira série de romance de época que eu li, ou seja, Os Hathaways me converteram a uma romântica incurável.
Paixão ao Entardecer se passa mais de 6 anos após aos acontecimentos de Desejo à meia noite, portanto temos participações dos personagens já conhecidos por nós e seus filhos (o único Hathaway que não aparece é a Poppy e seu marido, Harry. Mas, fiquem tranquilos, citam os dois e até o nome de sua filhinha). Todas essas participações nos deixa um clima de despedida bem grande.
O que eu mais gostei nesse livro foi conhecer um pouco mais da Bea, nos outros livros ela é sempre retratada como a moça excêntrica e que cuida dos animais, mas ela é muito mais que isso. Nesse livro a gente vê que por mais que ela nunca tivesse se casado - não que ela seja velha -, Bea quer encontrar um amor, assim como os seus irmãos mais velhos encontraram.
Na época que eu li o livro eu nunca tinha lido nenhum livro que tinha um personagem que tinha ido pra guerra e tinha demônios, e isso foi uma experiencia ótima. Eu ficava ansiando pra que ele enfim vencesse, superasse, ou que pelo menos conviver com isso.
Paixão ao Entardecer, tem tudo o que já é presente nas obras da Lisa. Tem paixão, doses de humor, romantismo e o drama já característicos dos romances de época.
Uma leitura leve, rápida e envolvente. Como sempre Lisa constrói um quadro perfeito dos personagens, da história, do tempo. Uma delícia de livro, uma viagem no tempo, nas palavras e nos sentimentos dos personagens.


1 comentários:

  1. Roberta,como eu já havia dito não li ainda o primeiro livro dessa série,infelizmente!
    Adoro romances de época,e já li muitos, mas não esses.
    Estou aqui muito curiosa em conhecer Beatrix e Christopher e descobrir como será o encontro dos dois depois da volta de Christopher da guerra.
    Mas vou começar a ler o primeiro ainda. :)

    ResponderExcluir