[Resenha] O Oraculo Oculto - Rick Riordan


Titulo: O Oraculo Oculto
Titulo Original: The Hidden Oracle
Serie: As Provações de Apolo - 1
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 978-85-8057-928-4
Gênero: Fantasia; Ficção; Literatura Estrangeira.
Classificação: 5/5

Sinopse: Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus. O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão. Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.

''MEU NOME É APOLO. Eu era um deus.''

E é assim que se inicia a nova série de mitologia grega do Rick Riordan. Quando eu soube dessa série, eu fiquei ultra mega incrivelmente alucinadamente feliz, porque quem já leu O Sangue do Olimpo sabe o que decepcionante foi aquele final. E o livro do Apolo era uma forma de nós, fãs, sabermos o que aconteceu com os nossos amados semideuses. 
Todos aqui conhecem Apolo, deus do sol, da música, da poesia, da cura e de outro montante de coisa. Mas aqui vemos Apolo de um jeito totalmente novo, afinal ele é mortal. Isso mesmo, Zeus, o chefão do Olimpo resolve punir o deus com a mortalidade. Não que ele nunca tenha feito isso, Apolo não é o que podemos chamar de ''filho exemplar'', mas dessa vez é diferente, além da mortalidade Zeus não deixou um poder sequer com Apolo e ainda por cima o deixou como um adolescente de dezesseis anos com espinha e gordurinha. E para Apolo isso é o fim. Como se a humilhação de ser mortal e ter uma aparência de um adolescente, ele cai em uma lata de lixo, em um beco sujo onde é atacado por dois valentões. E sem os seus poderes, ele leva uma tremenda surra. Mas é salvo (um pouquinho tarde) por Meg, uma semideusa que vive nas ruas. 
Meg, além de sua companheira nas aventuras também é sua ''chefe'', ela manda, ele obedece. Juntos, eles vão ao encontro do nosso amado Percy Jackson que os ajuda a chegar no Acampamento Meio Sangue. 
Acontece que, vários semideuses estão sumindo misteriosamente e pelas regras do acampamento não se pode ir em missões sem uma profecia, e (SPOILER DE BOO) o Oraculo de Delfos está na escuridão já que foi ''tomado'' por Píton, inimigo de Apolo. Mas, quando dois filhos de Apolo também somem, o ex-deus e sua parceira vão em busca deles dentro da Floresta do Acampamento Meio Sangue, onde possivelmente pode está um oraculo há muito tempo perdido. 
É um livro maravilhoso, eu amei a narração do Apolo, sim é feita em primeira pessoa. Super divertida. Fora que deu pra matar a saudade dos nossos amados e já conhecidos personagens como o Nico, o Will, o Percy, o Leo. Ahh e por falar no Leo, aquele fim inacabado dele se resolve GRAÇAS AOS DEUSES. 
Uma coisa bem importante de se frisar é que o Rick criou um elo de ligação entre as três series de mitologia grega dele(Percy Jackson e os olimpianos; Herois do Olimpo e As Provações de Apolo). E esse elo responde algumas questões dos primeiros livro do Percy.
Rick arrasou com esse livro, matou nossa saudade do Acampamento Meio Sangue e dos campistas, nos deu uma visão toda diferente do deus Apolo que apareceu pela primeira vez em A Maldição do Titã. Não vejo a hora do segundo livro, até porque o Rick nos dá umas dicas bem legais sobre ele!





5 comentários:

  1. Rick está se limitando muito, não sai desses ares.
    Mas acho que é um defeito nele, mas o que não tem de criatividade tem de escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu acho que é por que dá dinheiro, é a mesma coisa com Cassandra Clare. Faz outra serie, mas nunca se desapega dos Caçadores de Sombras

      Excluir
  2. Rick 😍 muito amor por esse homem
    Mas como já falaram, esse mesmo lenga lenga tá cansando
    Mas vou dar uma chance pra esse livro, e espero não me arrepender

    ResponderExcluir
  3. Rick 😍 muito amor por esse homem
    Mas como já falaram, esse mesmo lenga lenga tá cansando
    Mas vou dar uma chance pra esse livro, e espero não me arrepender

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Eu amo livros que fala sobre mitologias gregas, Rick é um ótimo escritor, desde que vir o lançamento desse livro fiquei muito ansiosa para conferir.
    Boa Noite

    ResponderExcluir