[Resenha] Os Delírios de Consumo de Becky Blooom - Sophie Kinsella


Titulo: Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
Titulo Original: Confessions of a Shopaholic
Serie: Becky Bloom - 1
Autora: Sophie Kinsella
Editora: Record
Páginas: 432
ISBN: 9788501059543
Gênero: Chick-lit; Romance; Ficção; Literatura Estrangeira

Sinopse: Os delírios de consumo de Becky Bloom é o primeiro romance da inglesa Sophie Kinsella. É a história de uma jornalista financeira que durante o dia, ensina às pessoas como administrar seu dinheiro e no fim-de-semana, transforma-se em uma consumidora compulsiva, fugindo do gerente do seu banco e com muitas dívidas. Rebecca Bloom não resiste uma liquidação! Quanto mais inútil, melhor! Para ela, o mundo todo enxerga os detalhes da alça de seu sutiã, combinando com as cores de seus sapatos. Mas seu salário nunca é suficiente para pagar suas extravagâncias. Endividada até a alma, Rebecca, ou Becky, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito.

Os delírios de consumo de Becky Bloom é um pouco da história de todas as pessoas para as quais comprar é quase uma terapia, a resposta para todos os problemas, mesmo criando outros piores ainda. Entre eles, inventar a próxima desculpa para o gerente do banco: - "Meu pé quebrou! Você não recebeu meu cheque? Meu cachorro morreu!", são alguns dos argumentos usados por Becky para enrolar seu gerente Derek Smeath. Mas a personagem de Sophie Kinsella não é apenas uma ""material girl"" que só pensa em dinheiro e futilidades. Rebecca é sensível, carinhosa e extremamente otimista. Com essas qualidades, ela vai fazer de tudo para resolver seu problema. Primeiro, tenta reduzir seus gastos a zero, o que logicamente, não funciona. Diante disso, ela resolve que precisa ganhar mais dinheiro, mesmo sabendo que seu emprego está ameaçado. Nos delírios de consumo de Becky, todos os seus problemas se resolveriam de imediato ao ganhar na loteria, ou se um completo estranho pagasse sua conta do Visa - por engano, claro. Como se não bastasse, em meio a tanta confusão, Becky ainda arruma tempo para se apaixonar pelo sedutor - e expert em finanças - Luke Brandon.

Os delírios de consumo de Becky Bloom é um divertido romance, que retrata com perfeição grande parte das mulheres que conhecemos. A inglesa Sophie Kinsella é escritora e ex-jornalista de economia, com especialização na área financeira. É extremamente cuidadosa com seu dinheiro e raramente é vista fazendo compras fora de liquidações. Sophie tem um excelente relacionamento com o gerente de seu banco.



Eu já assisti o filme umas 300 vezes e eu nunca me canso! Lógico, que o livro é 10 mil vezes melhor do que o filme. Ahhh e o filme não é nada fiel, mas vamos deixar esses detalhes mais pra frente. 

Becky Bloom é uma mulher de 24 anos que é ultra mega super consumista. Quando ela entra em uma loja é o paraíso, para ela nada melhor do que ouvir o som da transação aprovada, ou ver aquela bela peça em liquidação. Mas é claro que, nem tudo é só passar o cartão, afinal (infelizmente) temos que pagar. E de tantas liquidações, visitas em lojas, compras ''pequenas'', Becky deve praticamente uma fortuna em todos os cartões de créditos e nos cheques especiais. Agora ela está determinada a controlar a sua compulsão por compras, ela começa com livros de auto ajuda, mas não dá muito certo. 


Diferentemente das demais ''material girls'' que vemos representadas nos filmes e livros, Becky é uma mulher sensível, que se importa com os amigos, é uma mulher apaixonada, meio doidinha as vezes, mas quem não é? Ela cria expectativas de tudo, e sempre acaba quebrando a cara porque nem tudo sai como planejado.

Becky trabalha como jornalista em uma revista de finanças, mas ela não entende nada de finanças, afinal é só olhar para a situação financeira dela. Em um dos encontros de diversos jornalistas, ela conhece Luke Brandon, presidente da Brandon Communications. Mas sua mente estava em uma echarpe linda que estava em promoção e em como tudo estava dando errado pra ela adquirir aquela bela echarpe. Depois de muito pensar em modos de comprar aquela echarpe antes que é a loja feche, ela resolve comprar no dinheiro, mas faltam 20 libras. Para sua sorte Luke Brandon empresta esse dinheiro a ela. Logico que ela disse que não iria comprar pra ela, e sim pra tia dela que estava no hospital.



E além dessa mentira, ele inventa diversas outras. A maioria para fugir de Derek Smeath, o gerente do banco para quem ela deve e as mentiras são desde perna quebrada a febre ganglionar. 

O livro é perfeito, eu nunca tinha lido nada da Sophie e só posso dizer que amei tudo: desde a escrita da autora, até o modo como o livro se desenrola. O filme também é perfeito, mas de fiel com o livro só tem os nomes dos personagens e a compulsão de compras da Becky. Por isso que eu indico para quem assistiu o filme, leia os livros. Pois além de serem melhores, só serve para nos fazer ficar ainda mais apaixonados pelas loucuras da Becky.

 


Depois de ler esse livro, você fica logo na vontade de ler o outro. E isso é um otimo efeito que só uma serie pode fazer!! Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, primeiro livro da serie Becky Bloom, é mais que maravilhoso! Sophie Kinsella nos leva a Londres em uma viagem fantástica e divertidíssima. Esse livro é o tipo chick-lit que nos faz ficarmos completamente viciados na leitura. Becky Bloom é o retrato de nós mulheres, que adoramos umas boas compras e que não negamos a chance de um amor. Com personagens marcantes e com o enredo maravilhoso, Os Delírios de Consumo de Becky Bloom vai prender o leitor a cada página.






1 comentários:

  1. É a primeira vez que vejo falar tanto do livro quanto do filme, mas gostei bastante do enredo descrito, eu gostaria que os filmes fossem mais fiéis aos livros, mas nem sempre isso acontece.
    Eu sou bastante controlada quando trata-se de compras, inclusive por que estou muito ciente das minha finanças.
    Mas ainda assim quero ler esse livro, parece ser muito interessante, vou com certeza da uma pesquisada, sobre os livros.

    ResponderExcluir