[Resenha] A Redenção - Lisa Kleypas



Titulo: A Redenção
Titulo Original: Blue-eyed Devil
Série: The Travis Family #2
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Gutenberg
Páginas: 256
ISBN: 9788582353882
Gênero: Romance; Ficção; Literatura Estrangeira.

Sinopse: Quando os destinos de duas pessoas marcadas pela violência se cruzam, é preciso escolher um caminho a seguir: o amor ou a dor.

Herdeira caçula de um verdadeiro império, Haven é uma mulher obstinada que vive de acordo com os próprios princípios e não tem medo de bater de frente com o pai, Churchill Travis, um dos homens mais ricos e respeitados do Texas. Mas ao cortar relações com ele para se casar com um jovem que sua família desaprova, Haven vê sua vida se transformar num verdadeiro inferno... e não tem para quem pedir ajuda.

Dois anos depois, Haven volta para casa, com a alma abatida e o coração fechado, determinada a reconstruir sua vida sozinha. Mas Hardy Cates e seus irresistíveis olhos azuis cruzam seu caminho, e ele é a última pessoa que ela precisa encontrar.

Hardy é o mais novo magnata da indústria petroleira de Houston, um homem de sangue quente que aprendeu desde muito cedo a não confiar em ninguém e que nunca mediu esforços para chegar aonde quer: ao topo! Em sua jornada alimentada pela ambição desmedida, ele conquista poder e inimigos, incluindo os membros da poderosa família Travis. O que ele não esperava era sentir suas defesas serem abaladas pela herdeira da família...

Duas pessoas que aprenderam da pior maneira que o amor pode ser o inimigo mais cruel. Será que vão conseguir deixar todos os traumas para trás diante de uma nova chance? 

Um dos lançamentos da Editora Gutenberg nesse segundo semestre foi A Redenção, o segundo livro da série The Travis Family, da Lisa Kleypas. A série, que é a primeira de romance contemporâneo da autora que é mais conhecida pelos seus romances de época, conta a história dos quatro irmãos Travis (Gage, Jack, Joe e Haven). A Redenção conta a história de Haven (a caçula dos Travis) e Hardy Cates. Quem leu o primeiro ou a resenha do primeiro que está aqui no blog, sabe que o Hardy era o grande amor de Liberty Jones, protagonista de A Protegida, primeiro livro da série.
Haven Travis é o tipo de garota que mesmo sendo abastada, não gosta de tirar vantagem do poder que o seu nome tem. Sua relação com o pai não é das melhores, ela sempre contraria suas vontades e não foi diferente quando cortou relações com a sua família e foi deserdada quando resolveu se casar com um homem que não foi aprovado pelo seu pai. Junto com seu novo marido, ela se muda para Dallas. No começo, eles tem a vida perfeita. Ela arruma um emprego como recepcionista em um hotel, seu marido no começo é carinhoso. E por mais que o seu nível de vida não estivesse tão elevado quando tinha apoio do seu pai, ela estava feliz. Estava com um homem que a amava. Mas com o passar do tempo, Nick, o seu marido, começa a tratá-la mal, a agredindo psicologicamente e fisicamente. Depois de sofrer por quase dois anos com Nick, Haven o abandona e volta para Hudson, para perto da sua família. 
Hardy Cates é um homem ambicioso. Sofreu muito durante toda a sua vida quando cuidava dos seus irmãos mais novos e sua mãe. Abandonou a sua cidade natal quando conseguiu um emprego como soldador. Depois de um tempo trabalhando na plataforma de perfuração, ele e um sócio fundam um empresa de recuperação de campos esgotados. Desde então ele só tem crescido na vida, mas nem todo dinheiro que ele tem supre o vazio que ele sente dentro de si. 
Quando ele reencontra com Haven, a mulher que ele conheceu no dia do casamento de Liberty e Gage, o desejo que ele sente por ela é muito maior e ele faz de tudo para se aproximar dela. Mas Hardy não é muito bem visto pela família Travis e não será tão fácil assim se aproximar de Haven. Ela tem traumas e isso a fecha para qualquer relacionamento. Ele mesmo com tudo que conseguiu sente falta de algo, será Haven que irá suprir essa falta?
Diferentemente do primeiro livro que tem em sua maior parte uma narração da história de vida da protagonista, A Redenção tem muito mais romance. Os primeiros capítulos são, claro, sobre o relacionamento abusivo da Haven. Mas a partir do capitulo 8, já existe o romance do casal. 
Eu achei muito interessante a Lisa ter incluído na história um tema tão atual e infelizmente corriqueiro, que é a violência domestica. Eu confesso que teve cenas que eu li com o coração apertado, cenas que eu realmente fiquei na dúvida se eu ia terminar de ler ou não. Principalmente as cenas de agressões psicológicas e físicas. E além a Lisa traz os principais problemas psicológicos que esse tipo de violência causa na mulher. Quem já acompanhou algum caso desse tipo de violência sabe que a mulher se sente culpada, que a mulher sente que poderia ter feito algo para não ser agredida e tudo mais. E por tudo passa a Haven, a personagem. É por uma parte bacana ler livros que aborda esse tipo de problema, é pra ressaltar a gravidade que esse tipo de violência tem. É como um choque de realidade, infelizmente esses casos são corriqueiros, ainda mais no Brasil.
Nesse livro eu senti o estilo de escrita da Lisa muito presente, ela traz os dramas dos personagens, traz todo o romance entre eles, não esquece dos personagens secundários. Como sempre, Lisa nos traz personagens muito bem construídos, com um dom de nos fazer ficar apaixonados por ele. Um enredo ao mesmo tempo clichê (duas almas partidas que se curam juntos) e com toques diferenciais. Lisa Kleypas em seus livros sempre nos traz pequenas coisas que diferenciam as histórias, ela tem um poder de nos encantar e cativar e fazer com que nós leitores torcemos até o fim pelo final feliz do casal. 
Um pacote completo típico de Lisa Kleypas com direito a humor, romance, drama e doses de eroticidade, A Redenção vai te conquistar e te cativar de forma única. Uma leitura rápida, emocionante e deliciosa que nos traz a redenção de dois personagens que juntos se completam de uma forma apaixonante e encantadora.






3 comentários:

  1. Assim como você Roberta,me sinto muito incomodada quando leio livros,assisto filmes ou pior,
    vejo notícias reais de mulheres que sofrem violência doméstica.
    E mulheres vítimas de homens abusivos,não conseguem confiar facilmente nas pessoas...
    Gostei da trama e pretendo ler o mais breve possível.
    Espero que a personagem encontre a felicidade.

    ResponderExcluir
  2. Além do livro tratar de assuntos familiares,de amor,fala também de um problema muito sério,que é sobre as agressões sofridas por muitas mulheres.
    Muito bom a autora tratar do assunto e não ser apenas mais um livro de romance.
    Só não gostei da capa!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do livro porém eu queria que a autora tivesse explicado melhor qual foi o sentimento que o Hardy tinha pela Liberty. Ficou meio confuso. Afinal ele amou ou não a Liberty?

    ResponderExcluir